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segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mit Cup: 12ª temporada do rali de velocidade cross country há novidades no calendário e nas categorias da competição

 Dando continuidade ao uso da tecnologia Flex em seus carros de competição, a Mitsubishi Motors lança um novo carro para a Mitsubishi Cup 2011: a partir do próximo ano, os competidores contarão com um Pajero TR4ER (Etanol Racing) no grid de largada. Com o motor "flex" que utiliza como combustível o etanol e tem tecnologia 100% nacional, o novo carro tem, além do design diferenciado, potência de 140 cv (5500 rpm), suspensão redimensionada, ar-condicionado, painel original, novo design e pneus Scorpion Rally Mud como novidades que integram o veículo.

 "Foram dois anos de desenvolvimento neste carro, que é baseado no veículo que comercializamos. O propósito era buscar soluções e melhorias que tornassem o veículo ainda mais adaptado tanto para o piloto quanto para o navegador e que tivessem características que mostrassem que o carro foi construído pensando neles, por isso apostamos em soluções como melhor ergonomia, cinto de segurança de cinco pontos, quarto pedal para piloto e apoio de pé para o navegador em kvelar, nova mesa de navegação de fibra de carbono, janelas de acrílico e um extintor adicional de 4,5 kg", explica Guilherme Spinelli, diretor de competições da Mitsubishi Motors.

 Em 2011, a Mitsubishi Cup será disputada por seis diferentes categorias: TR4ER, TR4ER Light, TR4R Light, L200 Triton RS, L200 Triton RS Handicap e L200 RS. Entre elas estão as duas novas categorias, a TR4ER e a TR4ER Light. "A cada ano que passa estamos nos aprimorando cada vez mais com o objetivo de oferecer aos nossos competidores uma oportunidade de eles fazerem o que gostam, sempre tendo o esporte como ponto chave", explica Guilherme.

 "É um evento tradicional do automobilismo nacional realizado em um ambiente saudável, onde a participação em cada uma das etapas conta tanto quanto ganhar. Isso cria um ambiente familiar, de laços de amizade dentro e fora das pistas muito prazeroso para todos que correm. Além disso, a tranqüilidade de termos a possibilidade de locação das Triton RS para correr facilita e muito a vida dos competidores, uma vez que com o veículo alugado temos ainda alguns benefícios facilitadores, como a infraestrutura envolvida, mecânicos treinados e nenhuma preocupação com a administração da logística das etapas. É só levar o piloto e o navegador e fazer bem a prova", avalia Cristian Baumgart, que estreou na Mitsubishi Cup no ano passado, ganhando o campeonato na categoria Triton RS.


Para participar da Mitsubishi Cup, pilotos e navegadores podem optar pela locação das Triton RS, como no caso de Cristian, ou compra da nova TR4ER, para os competidores que optarem por montar estruturas e equipes próprias. "Essa é uma das facilidades que a competição te proporciona, pois é uma forma de democratizar a participação, conforme a conveniência das equipes", analisa Cristian.



 Piloto acostumado com as competições, Cristian avalia que as novidades para 2011 só irão enriquecer ainda mais o evento. "O que está sendo proposto é muito bom não só para os pilotos e equipes envolvidas, como também para a competição como um todo, que ganha um peso maior e a torna ainda mais respeitável no universo automobilístico", conclui.

Novidades no calendário 2011

O campeonato agora passa a ser nacional, com etapas em três regiões do país - Sul, Sudeste e Nordeste, com o objetivo de unificar os campeonatos e integrar as regiões. Ao todo, serão sete etapas com 21 provas no total, sendo que a primeira etapa de 2011 já chega com novidades. Ao contrário do ano anterior, Paulínia, no interior de São Paulo, vai receber a Mitsubishi Cup, e fará a abertura da 12ª temporada em abril. Na sequência, as cidades de Salvador (BA), Mafra (SC), Poços de Caldas (MG), São Carlos (SP), Jaquariúna (SP) e Ribeirão Preto (SP) serão palco para as acirradas disputas ao longo do ano.

Infraestrutura

Nestes 12 anos de evento, em todas as etapas realizadas da Mitsubishi Cup, uma estrutura de apoio é montada para que as equipes competidoras tenham total tranqüilidade e condições de participar das provas. Para isso, um caminhão de peças para venda está presente em todas as etapas, com suporte de técnicos especializados.


"Tudo que a Mitsubishi faz relacionado ao evento, que vai desde o acompanhamento técnico, peças disponíveis para compra durante as etapas, a infraestrutura do evento em si, as provas sempre muito bem estudadas e realizadas em terrenos diferentes, a premiação envolvida, entre outras coisas, tudo isso faz com que os participantes sintam prazer em participar da competição do começo ao fim", comenta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi Motors.

Premiação

A Mitsubishi Cup tem uma das maiores premiações do automobilismo nacional. Em 2011 estarão sendo destinados R$ 487 mil para a premiação dos três primeiros colocados de todas as categorias nas sete etapas que compõem o campeonato. Para as duplas estreantes, também haverá premiação, com um troféu para o destaque de cada etapa, e que tenha a melhor colocação entre todas as categorias.



Patrocinadores

Os patrocinadores da Mitsubishi Cup 2011 são Itaú, Pirelli, Castrol, Gol, Daslu Homem, Transzero e Mira.



Contatos

Para quem estiver interessado em alugar ou comprar um carro para participar da Mitsubishi Cup, os contatos devem ser feitos diretamente com a montadora, com Rose Dervalli por meio do telefone (11) 5694-2861 ou email rdervalli@mmcb.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .



Confira o calendário de 2011:

1ª Etapa - Paulínia / SP - 02 de Abril

2ª Etapa - Salvador / BA - 30 de Abril

3ª Etapa - Mafra / SC - 28 de Maio

4ª Etapa - Poços de Caldas / MG - 25 de Junho

5ª Etapa - São Carlos / SP - 23 de Julho

6ª Etapa - Jaguariúna / SP - 10 de Setembro

7ª Etapa - Ribeirão Preto /SP - 22 de Outubro


Por: Imprensa Mitsubishi

Mitsubishi Pajero TR4ER: sucesso das ruas para as pistas

Manter o máximo de originalidade do carro de rua, no modelo que vai para as pistas. Esse é o objetivo do novo Pajero TR4ER (Etanol Racing), veículo que sai de fábrica com todos os pré-requisitos para quem quer participar de competições off-road com motor flex. A robustez e a qualidade tecnológica deste SUV compacto permanecem na nova versão, assim como suas características de resistência e eficiência, itens fundamentais para competições de velocidade. O veículo também sofreu aperfeiçoamento em sua dirigibilidade e aceleração, apresentando maior torque para enfrentar qualquer tipo de terreno. Além disso, o novo motor HCR Flex confere maior potência.
Para enfrentar os desafios dos circuitos cross country de rali, o Pajero TR4ER conta com motor flex fuel de 2.0 litros, 16V e alta taxa de compressão, atinge potência máxima de 140 cv a 5.500 rpm e torque de 22 kgf.m a 4.500 rpm. Portas, capô e tampa traseira do Pajero Tr4ER são fabricados em material composto. Já a estrutura do chassi monobloco é original e passa a contar com uma gaiola de proteção integrada, oferecendo maior segurança graças a rigidez da estrutura. As rodas são de liga leve com aro de 16 polegadas de diâmetro com pneus Pirelli Scorpion MTR de medida 225/65 R16.

Segurança e conforto para piloto e navegador

O Pajero TR4ER foi totalmente pensado na melhora da performance, segurança e conforto de piloto e navegador. Para isso, um dos principais itens que chegam na nova versão é a presença do ar-condicionado na cabine. Este item possibilita melhor desempenho, pois contribui significativamente para amenizar o impacto das altas temperaturas enfrentadas no decorrer das provas.


Apesar de ser um modelo desenhado especialmente para competições, as posições de piloto e navegador foram redesenhadas para melhor acomodar competidores de diferentes estaturas. Para isso, além do reposicionamento dos bancos, o modelo passa a vir com a coluna de direção original, permitindo a regulagem de altura para oferecer maior conforto e melhor dirigibilidade para o piloto, que conta ainda com direção de pinhão e cremalheira com assistência hidráulica. Os bancos em formato de concha e cintos de segurança de cinco pontas, especiais para competição e homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), complementam o quadro, que oferece excelente posição ergonômica para a dupla.

O novo design interno vem com o painel original do Pajero TR4 Flex, mesa de navegação de fibra de carbono e apoio de pé para piloto e navegador de kevlar®, o que proporciona ainda mais conforto para a dupla piloto / navegador. No painel de instrumentos, os competidores piloto e navegador tem a disposição informações básicas como velocidade, pressão do óleo, temperatura da água, conta-giros e nível de combustível.

Um novo motor

O Motor 2.0 Flex 16V HCR – High Compression Ratio (Alta Taxa de Compressão) tem 16 válvulas com comando no cabeçote e taxa de compressão de 11:1, obtida por meio de pistões com novo desenho específico, adequado para o uso de etanol.

Todo o gerenciamento do motor é realizado pelo sistema de controle ECU (Engine Control Unit) Magneti Marelli que, movido a etanol, desenvolve 140 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 22 kgf.m a 4.500 rpm, o que significa melhor dirigibilidade nas retomadas de velocidade e nas situações mais difíceis do off-road. Essa elevação de potência e torque garantem ao Pajero TR4ER maior capacidade para superar obstáculos e enfrentar as condições mais adversas.


Pronta para qualquer desafio

Uma das maiores virtudes trazidas das ruas para as pistas é o exclusivo sistema de tração Super Select 4WD-I. Contando com o sistema de transmissão manual de cinco marchas, o piloto pode acionar até 20 combinações diferentes de marcha. Esta versatilidade fica explícita nas quatro diferentes alternativas de tração à disposição para enfrentar os mais diferentes tipos de terrenos:


4x2, ideal para rodar mais suavemente, como por exemplo em uso urbanos e em deslocamentos;

4x4 contínuo (o diferencial central compensa a diferença de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior estabilidade e segurança em pisos de baixa aderência;

4x4 com bloqueio de diferencial central, indicado para pistas de baixíssima aderência;

4x4 com bloqueio de diferencial central e reduzida, indicado para transpor obstáculos difíceis. Nesta condição, inclusive, o torque é dobrado nas rodas.

A suspensão dianteira é independente em estrutura McPherson e a traseira mulitlink com cinco braços. Desenvolvido especialmente para provas, os amortecedores são da marca Ohlins e com novo dimensionamento e cargas internas. Diferentemente dos amortecedores originais de fábrica, na Pajero TR4ER os amortecedores são abertos, oferecendo múltipla regulagem, o que permite que sejam recalibrados de acordo com as características de cada piloto. As molas também foram adaptadas para as diversas condições de pista off-road, obedecendo as especificações técnicas exigidas para este tipo de competição, conferindo ao veículo maior altura e capacidade de absorção de impacto. Os freios a disco são ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas rodas traseiras.

Fonte: http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/pajero_tr4_er

Sander Rally Team é vice-campeã do Transparaná 2011

Equipe de Belo Horizonte finalizou com muita garra no sábado, dia 29, o maior raid das Américas.

 A sensação do piloto Bruno Sander e do navegador Rodrigo Viana é de missão cumprida após cruzarem a linha de chegada no último sábado em Caiobá, litoral paranaense. A dupla da capital mineira percorreu mais de 1.600 quilômetros da costa oeste do estado a leste, enfrentando chuva, barro, imprevisto mecâ­nico, trilhas difíceis e rápidas. Bruno e Rodrigo finalizaram as dez etapas do 17º Transparaná na vice-liderança, com uma vantagem de 19 pontos.

  Foram seis dias de muita concentração para conseguir a boa colocação, em um rali de regularidade que recebeu mais de 60 duplas de vários estados brasileiros. A Sander Rally Team começou bem a prova, sempre ficando entre os três melhores e chegou a vencer dois dias de rali, consecutivamente. O desem­penho do piloto e navegador estava impecável, até serem surpreendidos na penúltima etapa, com a quebra da homocinética da roda dianteira esquerda. A falta da peça em Curitiba custou a liderança da dupla: “Foi um segundo lugar com muita garra! Na classificação geral, ficamos bem à frente do terceiro lugar e só ficamos em segundo devido ao problema da homcinética. Mas conseguimos finalizar o duro rali, somente com tração 4x2. Na última etapa, com destino a Caiobá, tinha um lugar onde três Troller’s atolaram e nós, mesmo de 4x2 com bloqueio do diferencial traseiro, conseguimos passar sem agarrar”, comemora Bruno Sander.

 Dos 1.600 quilômetros, cerca de 1.100 eram os trechos navegáveis, passando pelas trilhas. Para enfren­tar o maior raid das Américas, percorrendo cerca de vinte cidades do Paraná, a Sander Rally Team este­ve preparada, salvo o problema da homocinética: “Tenho que agradecer muito à Mit Car Minas pela pre­paração feita na minha Mitsubishi Triton. O carro aguentou trechos leves e pesados, cheios de laços em regiões diferentes, como matas fechadas, travessias de rios, fazendas de soja e canaviais”, conta o pilo­to Bruno.

 No último dia de rali, a equipe comemorou sua segunda participação no Transparaná: “Estamos muito felizes com o resultado. Foi uma superação a cada dia! Na última trilha levei até a minha irmã mais nova, Marina, de Zequinha, que aguentou bravamente, ganhando até medalha! Além dos nossos apoiadores, agradeço também ao meu navegador pelo empenho, ao Edgar e Rafael do Jeep Clube de Cascavel e parabéns aos organizadores, Roni e Alex, pela edição impecável deste ano do Transparaná”, finaliza Bruno.



Veja como ficou a classificação final da categoria Junior no 17º Transparaná:

1º) Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo (Curitiba/PR) – 177 pontos

2º) Bruno Sander e Rodrigo Viana (Belo Horizonte/MG) – 155 pontos

3º) Odair Queiroz e Alessandro Costa (Curitiba/PR) – 136 pontos



Resultado oficial do 17º Transparaná: http://bit.ly/eElx5m


A Sander Rally Team tem o apoio da Mit Car Minas e patrocínio de Sander Diagnósticos Endoscópios.


Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Paulo Valente e Mary Derosso
 
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sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Relatos de Jipeiros: Getúlia, pequena história (por Marcelo Paiva Iglesias)

Dia 14 de Dezembro de 2001, 14hs, 148.535 km. Dia 27 de Janeiro de 2011, 16hs, 401.000 km depois, ela se despede. Continua bela, grande e muito forte. Foram muitas, mas muitas aventuras, trilhas, barro, água, pedras, terra, asfalto. E galinhas .... muitas galinhas ... fui contando até a 40 mais ou menos ... depois não contei mais ... apenas olhava pelo retrovisor e repetia ... mais uma. Meia-calça então ... odiava, sempre puxava um fio ... sempre. Viagens menores, viagens maiores ... acidentes, puxa aqui, puxa ali, caminhão atolado ... e de vez em quando uma ajudinha de fora. Catástrofe em Santa Catarina, 2008, lá estava ela, Blumenau, Gaspar, Ilhota, Itajaí ... remédios, comida, brinquedos, roupas, gente ... até onde dava, apenas duas semanas de ajuda ... mas lembranças até o fim da vida. Uma pena não poder ir até o RJ desta vez, ficaria muito feliz, de novo. Mas toda história precisa ter um começo, meio e fim. E depois de 40.000 lts de óleo diesel, uns 20 de gasolina (para o que a gasolina mais serve: lavar peças), 540 lts de óleo de motor, 100 lts de óleo de cx/dif, 33 lts de Molycote A2, 25 kgs de Graxa Molycote, e por aí afora ... ela termina sua história, pelo menos como Getúlia. Começara outra, como Toyota Bandeirante Cabine Dupla em outro lugar ... mais uma vez. Obrigado companheira pelas coisas boas que proporcionou, por ser um verdadeiro 4x4, pronto para dar uma voltinha de 5000 kms em 15 dias ou para ir até a padaria ... literalmente.

Eis a Band CD Getulia
Forte abraço a todos, tracionado, reduzido e bloqueado.

Tb quero começar outra história ... quem sabe com um carro cearense ...




Marcelo Paiva Iglesias, só( Lista Toyoteiros nacional )

Porto Alegre - RS

Sander Rally Team sobe ao lugar mais alto do Podium mais uma vez no Transparaná 2011

Sander Rally Team vence mais um dia do 17º Transparaná




Nessa quinta-feira, a equipe de Belo Horizonte/MG foi a melhor da categoria Junior pelo segundo dia consecutivo.

 A reta final do 17º Transparaná está sendo regada a troféus para a dupla Bruno Sander e Rodrigo Viana. Piloto e navegador da categoria Junior venceram o quarto dia de provas do maior rali de regularidade das Américas. De Apucarana a Telêmaco Borba, na região de Campos Gerais, as equipes disputaram apenas a metade do trecho navegável do dia, pois as chuvas deixaram a trilha da etapa da tarde muito escorregadia e a organização preferiu cancelá-la por questão de segurança.

 Conseguir mais uma vez subir no lugar mais alto do pódio não foi fácil para a equipe belorizontina: “Ficamos em primeiro com muita dificuldade. A prova estava bem técnica, com laços difíceis e exigiu muito da navegação. Era mata fechada em serras e o chão estava liso, pois tinha chovido na noite ante­rior. Foram os laços desses locais que nos demos bem. Estamos realizados, bastante concentrados e o nosso entrosamento está fazendo muita diferença”, comemora o piloto Bruno.



A boa preparação da dupla também é outro fator que está beneficiando os representantes mineiros: “Mesmo disputando a categoria Junior, o nível técnico de todas as duplas está alto. As provas da Copa Mineira, com seus laços e médias de velocidade altas, ajudaram bastante”, conta o navegador Rodrigo. Agora a Sander Rally Team tem o mesmo número de pontos que os líderes Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo, mas ainda estão em segundo com 127 pontos.

 O 17º Transparaná parte nesta sexta-feira, dia 28, de Telêmaco Borba para a capital do estado, Curitiba. Serão 312 quilômetros, sendo 130 de trechos navegáveis. No caminho cautela e precisão serão impres­cindíveis: “O trecho desta sexta-feira é preocupante. Passaremos em áreas de reflorestamento de pinos, com dezenas de laços e médias de velocidade altas. A organização avisou que terá muitos buracos e erosões. Como está chovendo por aqui, vamos com cuidado e prestar atenção, pois será arriscado man­ter as médias. Vamos continuar pegando pra valer e acreditar. O carro está cem por cento e só trocamos a coifa de uma homocinética, graças a ajuda do mecânico da equipe Sampaio”, finaliza Bruno.

Resultado categoria Junior dia 4:



1º) Bruno Sander e Rodrigo Viana (Belo Horizonte/MG) – 1068 pontos

2º) Marcelo de Freitas Gouveia e Luiz Roberto da Silva Junior (Curitiba/PR) – 1134 pontos

3º) Alessandro Weirich e Fabiano de Arruda (Curitiba/PR) – 1311 pontos



Confira a classificação da categoria Junior, após sete etapas disputadas:



1º) Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo (Curitiba/PR) – 127 pontos

2º) Bruno Sander e Rodrigo Viana (Belo Horizonte/MG) – 127 pontos

3º) Odair Queiroz e Alessandro Costa (Curitiba/PR) – 107 pontos

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Dupla de BH vence o 3º dia do Transparaná 2011

 A equipe Sander Rally Team subiu no lugar mais alto do pódio da categoria Junior nessa quarta-feira, dia 26. O maior raid das Américas continua nesta quinta-feira, dia 27, rumo a Telêmaco Borba.

 Nem a chuva que caiu no terceiro dia de provas, entre Campo Mourão e Apucarana, atrapalhou o bom desempenho do piloto Bruno Sander e navegador Rodrigo Viana. A dupla da capital mi­neira foi a mais regular da categoria Junior nessa quarta-feira, saindo na frente por cinco pontos de diferença para o segundo lugar. A conquista foi de suar a camisa e o desafio continua, com mais três dias de provas até sábado, dia 29.

 Na noite de terça-feira, a Sander Rally Team sabia que as etapas cinco e seis do 17º Transpa­raná não seriam fáceis. Foram 248 quilômetros de prova de Campo Mourão a Apucarana e no caminho muita água: “A parte da manhã foi muito difícil, no canavial. Tinha laços e mais laços, mas a navegação foi impecável! O Rodrigo acertou todas as referências. Já à tarde, que era pra ser um trecho tranquilo, de estradão, foi tenso quanto a manhã. Não parava de chover no cana­vial e o chão ficou liso. O carro escorregava demais e foi difícil segurá-lo. Meu braço chegou a doer! E mesmo debaixo da chuva e atrasados algumas vezes conseguimos mandar bem”, avali­a o piloto Bruno.


 No acumulado de três dias de provas e seis etapas no total, a Sander Rally Team segue na vice-colocação, com 102 pontos. Os líderes, a dupla curitibana Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo, têm 124 pontos. Em terceiro vem outra dupla paranaense de Cascavel, Cesar e Roger Valan­dro, com 93 pontos. Porém a equipe mineira está confiante e manterá a estratégia: “Aos poucos vamos conquistando posições, andando num ritmo forte, mas sem comprometer o equipamen­to. A Triton está preparada e é mineira como a gente, comendo quieta!”, finaliza Bruno.

 O 17 Transparaná chegou à sua metade e nesta quinta-feira as duplas seguem de Apucarana a Telêmaco Borba, na região de Campos Gerais. Serão 193 quilômetros de raid, sendo 147 de trechos navegáveis. No caminho, os navegadores irão trabalhar mais pela manhã, em uma tri­lha técnica em mata fechada, com muitos laços. À tarde, é a vez dos pilotos trabalharem mais para manter as médias de velocidade nos estradões.



Resultado 3º dia do 17º Transparaná, categoria Junior:

1º) Bruno Sander e Rodrigo Viana (Belo Horizonte/MG) – 41 pontos

2º) Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo (Curitiba/PR) – 36 pontos

3º) Cesar e Roger Valandro (Cascavel/PR) – 33 pontos



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quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Campestre OFF ROAD 2011


Mega Evento que vai estremecer Campestre e Região: Campestre OFF ROAD


(Encontro e Trilha de Motos, Jipes e Gaiolas).

Dia 20 de Fevereiro

Local: Box da Pista de Motocross

*Sensacional Trilha do Centenário de Campestre-MG:

Inscrição: R$ 25,00 (Incluso: Almoço, Camiseta, Troféu e Adesivo)

07:00 - Inscrições para as trilhas

09:00 - Largada dos Veículos 4 x 4

09:30 - Largada dos Veículos 4 x 2 e 4 x 4

10:00 - Largada para as Motos (Trilha Diferenciada)

11:00 – Encerramento das inscrições

14:00 - Almoço para os trilheiros

* Logo após - Confraternização dos trilheiros com o público no local do evento.

* Uma Mega Estrutura será montada no local: Tendas, praça de alimentação,

seguranças, ambulância, sanitários químicos e muito mais.

* Durante o dia todo: Várias atrações, sorteio de brindes e Trio Elétrico com DJ

* Entrada ao público: 1 KG de alimento (não perecível) que serão doados para o

Asilo São Vicente de Paula e ao Lar do Menor.

* Venha curtir essa grande festa e ajudar as pessoas mais carentes.

Contato: Junior Moura (35) 9812-1891 – Vaninho (35) 9819-1510 - Fernando Rocha

(35) 8869-1007

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Relatos de Jipeiros: Vendi o Jeep! (por Eraldo Cardoso)

Vendi o Jeep!


por Eraldo Cardoso Santana

 Hoje é que me dei conta de como é bonito meu armário de cozinha, branquinho , com um tampão preto ônix de granito. As coisas de casa cabem certinho dentro dele, as panelas da Madame, os talheres nas gavetas, os potes de conservas. Tudo bonito, lustroso.

 E a minha sala, espaçosa, com um lindo jogo de sofá em couro, aparador no canto, uma pintura em grafiato na parede, um show de ambiente, aparelho de CD estilizado, com um sonzinho ambiente maneiro, ligth.

 O quarto tipo suite com banheira de hidromassagem e uma vista maravilhosa para o quintal faz par com o closet espaçoso, parecendo ainda maior do que realmente é.

 Não poderia deixar de falar dos outros dois quartos, mas vou logo para a sala de TV e vídeo onde meu home theater reina soberano, sendo o xodó de todos que convivem comigo. Nele eu assisto em dvd as trilhas que fiz, os Jeep cross que participei, o Rally dos Sertões com um som Dolby estéreo Surround de primeira qualidade, ah como é bom poder trilhar, aliás era, o bom agora é sentar no sofá da sala de Vídeo e ficar relembrando os tempos passados e gravados em mídia digital.

Tem um lugar onde minha assistente doméstica é quem dá as ordens, a área de serviço com máquina de lavar, tanquinho, secadora, e o escambal. Prá que elas querem tantos apetrechos se não tem mais roupa suja de lama, botas incrustadas de barro, marca de óleo nas camisas, mil e uma camisetas de encontros, trilhas, Jeep cross, calças com mil e um bolsos cheias de carrapicho?

 Não sei, só sei que é assim que se vive em uma casa nova.

 Mas acima de tudo lá está ela , imponente, em um local de destaque da casa: minha oficina-garagem construída especialmente para receber você meu amigo, meu companheiro de aventuras, fiz uma pintura radical baseado em você ultrapassando todos os obstáculos, ficou lindo poder ver sua figura estampada na parede, ver onde eu colocaria os jogos de pneus, as ferramentas, as bancadas, o piso especial para poder receber seu eterno vazamento, as marcas de pneu frontiera iguais a pés de galinha marcando a cerâmica de uma ponta à outra ás vezes cheio de barro, outras lavado, polido e lubrificado, mas sempre lá, em sua toca, em seu repouso.

 Mas hoje seu lugar está tomado por coisas inservíveis, virou depósito de bagulho, de coisas que só entulham minha vida, das quais só me fazem ter más lembranças...

 Tudo bem, mas o que tudo isso tem a ver com Jeep? Você me pergunta. Eu te digo: - Meu fiel companheiro se foi, não tenho mais aquele que eu tanto mexi, adaptei, soldei, cortei, fiz SPOA, coloquei pneus Mud, macaco hi-lifty, quebra mato, rádios PX, PY, GPS e tudo o que sempre desejei.

 Depois de tanto carinho e cumplicidade eu tive que vender meu Jeep , parece brincadeira, mas não é, tive que entregar as chaves daquele que só eu dirigia, aliás nem dirigia, ele é quem me levava para onde queria. Eu apenas girava a chave e dava vida ao valente Jeep que me enchia de orgulho ao passar garboso pelos obstáculos nas trilhas.

 Obstáculos, muitos obstáculos em minha vida eu não consegui transpor e como ela está sempre exigindo prioridades, tive que me render ao capitalismo e me desfazer de meus sonhos, ou de meus delírios vibrantes quando aparecia algo novo para se fazer no Jeep.

 Casa, faculdades, casamento, filhos, viagens, negócios sempre há algo que em um momento ou outro exige que se tenha algo para se dispor e utilizar o recurso em prol do que é mais urgente e neste caso, meu bom e velho amigo Jeep foi a bola da vez.

 Foi embora, levando consigo parte da minha alegria, mas cabe um alento, sempre poderei vê-lo fazendo a alegria de um outro amigo jipeiro. Talvez pudesse até exagerar um pouco dizendo que parte de mim se foi, mas não, essa parte minha de ser jipeiro permanece, ainda vive e sempre será o impulso para que um dia eu volte a sonhar com um novo amigo que com certeza virá.

 Vender o Jeep não significa necessariamente vender sua alma Jipeira. Afinal, no fim de tudo ainda pode-se ser Co-piloto.



Zequinha nunca (risos)
 
Por Eraldo Cardoso Santana(Jipenet-BSB)

Equipe Sander Rally Team/MG sobe mais uma posição no 17º Transparaná

 Após trilhas difíceis nessa terça-feira, dia 25, a Sander Rally Team fecha o dia em terceiro lugar na categoria Junior. O maior raid das Américas continua nesta quarta-feira, dia 26.

 A estratégia de “comer quieto” está dando certo para os belorizontinos Bruno Sander e Rodrigo Viana. A dupla conseguiu fechar mais um dia de provas do Transparaná com sucesso e conquistando a terceira colocação na Junior, ficando cinco pontos atrás do segundo lugar. As etapas três e quatro (manhã e tar­de) saíram de Cascavel, passaram por Ubiratã e chegaram a Campo Mourão.

 As cerca de 60 duplas que continuam o rali percorreram 310 quilômetros nessa terça-feira. No caminho, piloto e navegador trabalharam por igual, cada um em uma parte do dia: “Tivemos um dia tenso. A etapa da manhã tinha muitos balaios em uma mata fechada, com estrada lisa e escorregadia. Foi uma prova técnica, exigindo demais do navegador. Qualquer erro era arriscado bater em alguma árvore. Em uma curva para a esquerda a Capitu (apelido da Triton RS) saiu da trilha e tive que jogar o carro no mato pra não bater. A parte da tarde era de estradão e dependia mais da pilotagem para manter as médias, mas no caminho passamos por algumas pegadinhas. De manhã tivemos um erro em um balaio e a tarde um tulipa confusa nos atrapalhou, mas o nosso saldo foi muito positivo!”, detalha o piloto Bruno.

 A Sander Rally Team agora é a única representante Mitsubishi nas pick-ups. A disputa entre as cami­nhonetes da marca continuava entre duas duplas de Belo Horizonte, sendo a Sander com uma Triton RS e a outra equipe com uma L200 Savana, porém esses tiveram problemas com o carro.“Para nós é um orgulho representar a marca como únicos a bordo de uma pick-up e firmes no rali.Temos que agradecer muito à Mit Car Minas pelo preparo feito na minha Capitu.O carro continua cem por cento, sem nenhum problema mecânico.No final dessa terça-feira, fizemos apenas reapertos na suspensão”,conta Bruno.

 Nesta quarta-feira, a Sander Rally Team segue para a região noroeste do Paraná, na metade do percur­so total do rali de regularidade. A largada será em Campo Mourão, passando por Quinta do Sol, São Pe­dro do Ivaí e chegando a Apucarana. Serão 248 quilômetros de trilhas divididos nas etapas cinco e seis. Na parte da manhã, as equipes terão atenção redobrada, com os laços em um canavial. À tarde, um tre­cho mais tranquilo, mas com algumas pegadinhas. E a estratégia da Sander Rally Team muda um pou­co: “A partir desta quarta-feira, vamos apertar mais o ritmo para subir no placar, mas sempre indo no es­tilo mineiro, comendo quieto, sem arriscar a prova toda”, finaliza o piloto Bruno.



Veja os resultados da categoria Junior nas etapas três e quatro, disputadas nessa terça-feira, dia 26:

1º) Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo (Curitiba/PR) – 45 pontos

2º) Cesar Valandro e Roger Ben Hur (Cascavel/PR) – 37 pontos

3º) Bruno Sander e Rodrigo Viana (Belo Horizonte/MG) – 32 pontos



A Sander Rally Team tem o apoio da Mit Car Minas e patrocínio de Sander Diagnósticos Endoscópios.




Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Paulo Valente e Mary Derosso
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segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dada a largada para Equipe Mineira Sander Rally Team no Transparaná 2011

Dupla de Belo Horizonte conseguiu o segundo lugar na Super Prime, realizada no domingo, dia 23, e hoje disputa as primeiras etapas do rali de regularidade do Paraná.

A Sander Rally Team começou o 17º Transparaná com o pé direito. O piloto Bruno Sander e o navega­dor Rodrigo Viana disputaram ontem a Super Prime, que definiu a ordem de largada do rali a partir desta segunda-feira. A equipe da capital mineira ficou em segundo lugar na categoria Junior, mesmo enfren­tando imprevistos.

O circuito montado no Centro Náutico de Guaíra, região oeste do Paraná, tinha três quilômetros e muitos desafios: “Vínhamos bem, batendo todas as referências no tempo certo, mas o carro que estava na nos­sa frente teve problemas com o eixo traseiro e nos atrapalhou muito. Ainda bem que conseguimos recu­perar. A Super Prime foi uma amostra do que será o rali, com muitos laços e médias de velocidade al­tas”, conta Bruno Sander.

A partir desta segunda-feira, as duplas começam a enfrentar os 1.607 quilômetros até a chegada, mar­cada para o próximo sábado, dia 29. Serão 849 quilômetros de trechos navegáveis divididos em 11 eta­pas. Hoje a Sander Rally Team tem duas etapas a serem cumpridas, sendo a primeira de Guaíra a Terra Roxa – Palotina e a segunda com chegada em Cascavel. Serão 258 quilômetros de prova, sendo 144 navegáveis com 8h29min de duração. No caminho, mais dificuldades: “No briefing, a organização adian­tou que nesta segunda passaremos por matas fechadas, muitos laços e mais velocidade. A trilha está com o solo seco, pois não chove aqui há alguns dias. Estamos preparados e confiantes!”, afirma o piloto da Sander Rally Team.



Acompanhe abaixo o roteiro do 17º Transparaná:

1º Dia - Guaira a Cascavel: 258 km - 8h29min de prova. Navegáveis: 144 km e 3h31min, passando por Terra Roxa - Palotina (Almoço) e Toledo.

2º Dia - Cascavel a Campo Mourão: 310 km - 8h40min de prova. Navegáveis: 155 km e 3h45min, pas­sando por Braganey - Ubiratã (Almoço) e Mambore.

3º Dia - Campo Mourão a Apucarana: 248 km - 8h44min de prova. Navegáveis: 179 km e 5h01min, pas­sando por Quinta do Sol (almoço no Hotel Fazendo Água Azul) e São Pedro do Ivaí.

4º Dia - Apucarana a Telêmaco Borba: 193 km - 7h20min de prova. Navegáveis: 147 km e 4h08 min, passando por Tamarana (Almoço) e Lajeado Bonito.

5º Dia - Telêmaco Borba a Curitiba: 312 km - 8h07min de prova. Navegáveis: 130 km e 3h27min, pas­sando por Tibagi e Ponta Grossa (Almoço).

6º Dia - Curitiba a Caiobá/Matinhos: 233 km - 7h05min de prova. Navegáveis: 94 km e 2h49min.



A Sander Rally Team tem o apoio da Mit Car Minas e patrocínio de Sander Diagnósticos Endoscópios.

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Doni Castilho e Divulgãção



 
 
 
 
 
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sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Blog dos Loko's: Relatos direto do Front(Tragédia Região Serrana/RJ) por Marcos Pedro

Camagadas



Ontem dia 20 fiz parte de um grupo de motociclistas, jipeiros(Lokolamas) e montanhistas(Grupo Graal) que ajudou aos nossos irmãos tão necessitados em Petropolis no RJ.

O Abian(Graal & Lokolamas) e o Marcos Theodoro(Lokolamas) foram fundamentais na organização e articulação do grupo.
Guiados pelos motociclistas, transportamos os mantimentos e os montahistas do Grupo Graal, ate o limite das nossa viaturas.

Feito isso eles carregaram as sua mochilas com o maximo que cada um podia carregar e seguiram caminho.

Segundo o relado deles, a melhor frase de todas foi:

"- vcs trouxeram caminhando, mais que o helicoptero. "
Fiquei muito orgulhoso de ter podido fazer a diferença.

As cenas que voces viram na TV não são nem a ponta do Iceberg.

A sensação é que uma bomba poderosissima destruiu tudo.

Ao vivo e cores pude ver a devastação que ocorreu no Vale do Cuiaba.

Familias inteiras pereceram, dos que sobreviveram tudo o que tinha foi perdido, sua historia, parte da sua vida não existe mais.

No link voce pode ver as fotos que tirei:

http://picasaweb.google.com/mandrepedro/20110121Petropolis20012011


No meio do caminho encontramos 4 jipes de Itabirito/MG que tambem estavam levando ajuda aos necessitados. Mas a tensão era tanta que esqueci de anotar o nome e o telefone deles.

Nas fotos e possivel ver 2 CJ e 1 Engesa desse pessoal.

Se alguem conhece-los por favor me avise.

Por mais que os orgão públicos estejam fazendo, ainda tem MUITA coisa a ser feita.

Os helicopteros, tratores, escavadeiras, bombeiros, trabalham inscessantemente, mas tem muita coisa a se fazer a área da catastrofe é muito grande.

É incrivel o que a solidariedade e a uniao sao capazes de fazer.

Do fundo do meu coração, peque o seu jipe e va ajudar a quem precisa.

Faça a diferença.

Obs: Camagadas, este é o link com o reesultado do trabalho dos montanhistas que ajudei a transportar.

http://noticias.uol.com.br/album/110120_petropolis_album.jhtm

[]'s

Marcao-Fudencio(Lokolamas Off-Road)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Blog dos Loko's: Relatos direto do Front(Tragédia Região Serrana/RJ) por Fabio Braga

Oi Pessoal,
Segue em anexo algumas fotos do nosso fim de semana em Itaipava(15/01/2011), tentando ajudar um pouco da forma que conseguimos.
Entregamos donativos no Ciep de Itaipava, abastecemos os carros com outros produtos na Posse e seguimos para a localidade do Brejal a pedido do Coordenador do Ciep pois era necessário levar donativos para uma escola local e verificar a existência de familias sem apoio.
No Brejal, fomos informados que havia uma localidade do outro lado do morro que estava ilhado. Com a ajuda de uns rapazes do local que conheciam o caminho, subimos com os carros até onde podíamos e depois atravessamos por uma "picada" pelo morro levando mantimentos para o local. Após aprox. 1 hora de caminhada encontramos três casas onde existiam pessoas e deixamos os donativos. A enfermeira Flávia, que nos acompanhava fez curativos nos que necessitavam, conversamos um pouco com as pessoas e voltamos para o Brejal.
No local vimos deslisamentos de terra que levou 2 casas e infelizmente seus moradores.
Um grande deslimento de terra acabou com a estrada que levava à cidade de Santa Rita, a aprox. 20 km, por este motivo eles continuarão sem acesso por muito tempo certamente.
No dia seguinte ajudamos na motangem e carregamento das cestas básicas que os helicópteros estão levando para as pessoas que estão sem acesso por terra e depois fomos para São José do Vale do Rio Preto para levar mantimentos, a devastação pelo rio foi total, da mesma forma que a localidade de Águas Claras perto de lá.

O que notamos, é que as doações não param se chegar, tem muita roupa e água, mas acho que quem quiser ajudar pode contribuir com material de limpeza e uso pessoal, pois não vi muita coisa deste tipo.

Por Fabio Braga - Jeep Clube RJ










terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Rally Barretos/SP abre inscrições para a 5ª edição do evento

 Prova de abertura da temporada 2011 de rali, acontecerá nos dias 25 a 27 de março. Competidores de motos, quadriciclos, carros e caminhões poderão garantir participação na disputa a partir do dia 25 de janeiro


 18 de janeiro de 2011 - Passado o Rally Dakar - o maior do mundo -, agora as atenções se voltam para as provas nacionais. Pilotos e navegadores de carros e caminhões, motos e quadriciclos, aguardam pelo início dos campeonatos Brasileiro de Rally Baja para motos e quadris (CBM), Brasileiro de Rally Cross Country para carros e caminhões (CBA), Paulista de Rally Cross Country (FASP) e Paulista de Rally Baja (FPM).


 O Rally Barretos acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de março, na cidade de Barretos, SP. As inscrições para a 5ª edição do evento estarão abertas a partir de 25 de janeiro e podem ser feitas pelo www.proesportebrasil.com.br.



 Para comemorar os cinco anos de atividades, a Pró Esporte Brasil - organizadora do evento -, prepara uma série de atividades, e garante que a competição trará muitas novidades. "Pretendemos aplicar um formato novo este ano. A parte desportiva será mais dinâmica e a promocional também receberá investimentos. Divulgaremos os detalhes nas próximas semanas, juntamente com as ações sociais que marcarão essa edição comemorativa", declarou Fernando Bentivoglio, diretor de evento.



 A expectativa para mais um Rally Barretos é grande, onde se espera formar um grid recorde; e para isso, Bentivoglio já adianta. "As categorias da CBM tiveram algumas alterações, e as motos correrão como Super Production, Production Aberta, Production 250, Marathon e Over 40. Os quadris competirão na Quadri Aberta e Quadri 450, além da categoria experimental para os UTV's. Para carros e caminhões, estão mantidas as categorias da edição passada, agora com a homologação da Pró Etanol", encerrou.


 O 5º Rally Barretos é uma realização da Prefeitura do Município de Barretos, com apoio de Os Independentes, e organizado pela Pró Esporte Brasil





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segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Relatos direto do Front(Tragédia Região Serrana/RJ) por Odillon

Amigos,


  Rumei hoje para Terê(12/01/2011) onde tenho amigos na zona rural da Terê Fri, Bonsucesso, Conquista e Vieira, na passagem por Bonsucesso, na igreja evangélica onde os corpos da região eram levados inicialmete antes de seguir para o IML de Terê encontrei um caminhão levando trinta corpos, logo em seguida chegavam caminhonetes com outros tantos que somou mais trinta.
 Seguindo aínda pela Terê Fri, cheia de deslisamentos, postes caídos, desabrigados pela via...chegeuei em Vieira onde encontrei um cenário de devastação, a localidade praticamente foi varrida pela avalanche de agua e lama, com mais de 100 mortos\desaparecidos, grupos se formavam para busca de sobreviventes ou corpos pela margem do rio e outras pessoas vagavam sem rumo, o meu grupo logo encontrou tres corpos que após tirados da lama foram levados nos braços para caminhonetes que esperavam na pista e conduzidos para a igreja em Bonsucesso. A última vítima, uma mulher, com o corpo todo mutilado pelo deslocamento na água foi entregue como os demais, sendo que seu marido lá já estava e a identificou de pronto, quando então num gesto que numca mais esqucerei falou pra mim continuar buscando seu filho que tinha sido levado junto com a mãe e disse num tom resignado que aquela tinha sido uma ¨catástrofe democrática¨, foi certo,  pois, vítimas ocorreram do condomínio de luxo ao mais humilde produtor rural, passando por hospedes de hoteis e tudo mais, após este contato não resisti, perdi as forças e fui rezar e chorar num canto tentando entender aquela situação surreal de corpos humanos junto com de animais, peixes no asfalto, carros em árvores, butigão de gas deslocado centena de metros junto com caminhões, carros e tratores, tudo numa zona rural sem ocupação desordenada do solo, desmatamento, etc.
 Com a noite a paisagem devastada foi encoberta pela escuridão que apresentou outros medos trazidos pelo frio, chuva que ameaçava e um forte odor de coisa ruim, e o tão quanto somos insignificantes perante a natureza.
 A catátrofe foi tão grande pois a chuva\tromba d'água ocorreu na madrugada onde todos dormiam, sendo os idosos, crianças e mulheres as maiores vítimas por não tiverem condição física de fugir a tempo.
 Peço, não, imploro que os amigos possam ajudar os desabrigados no que for possível, quem pretendia fazer trilha por esses dias que a façam na Terê Fri ou outro local da serra, com certeza não faltará emoção, toda escola, igreja ou galpão de hortaliça está abrigando algum necessitado, os 4x4 são necessários para as vias secundárias e condução de equipes médicas para vacinação, o posto médico de Bonsucesso tem o único telefone fixo na região e está funcionando com gerador.
 Muito legal a solidariedade de pessoas que passavam de carro doando biscoitos, leite em pó e pão aos que vagavam pela estrada, pois, a maioria dos desbrigados ficou sem nada.
 O número de mortos com certeza será muito elevado, aínda exintem muitos desparecidos, não tem tel fixo ou móvel, tampouco luz, o acesso pela Terê Fri de Terê vai até Conquista, amanhã maquinas iniciarão o trabalho de liberar as estradas.
 Fiz esse relato do Rio pois vim na madrugada buscar\comprar mantimentos e uma coisa muito simples, Velas, muitas pessoas pediam velas para iluminar o que sobrou de suas casas na noite, estou retornado ao amanhecer para integrar outro grupo de busca de corpos e posteriormente levar equipe médica de vacinação a locais remotos.

Descupem os erros e a realidade dos fatos, mais que sirva para nós mesmos como lição de vida

Carlinhos que este relato sirva como um tributo a sua perda, pois lá ouvi relatos dos mais variados de pessoas que tiveram a sua dor.

Odillom...